fbpx

Quais são os benefícios da integração do Protheus com outros sistemas da empresa?

A integração de sistema já virou parte do dia a dia da maioria das empresas que utiliza softwares para gerenciar seus processos. Com esse índice alto de conectividade entre os setores e funcionários, o sistema que gerencia tudo precisa estar atualizado e integrado. Além disso, quando são vários os programas, esse diálogo torna-se ainda mais importante.

A integração do Protheus nada mais é do que uma solução de TI para reunir dados e informações de diversas partes de uma empresa em uma mesma plataforma. Com isso, é possível melhorar o controle sobre fluxo de caixa, estoque, emitir notas fiscais e disponibilizar arquivos na nuvem. Portanto, é uma ação que poupa muito tempo e melhora a comunicação.

Confira no texto abaixo alguns benefícios de realizar a integração do Protheus na sua empresa.

Qual é a importância dessa integração?

A integração torna-se importante para o funcionamento da empresa porque transforma a linguagem de trabalho em uma mais fluida, tanto para funcionários quanto para gestores e diretores.

A agilidade proporcionada nos processos organizacionais aumenta a performance operacional da gerência e a alta gestão também pode acompanhar e administrar todas as informações mais facilmente. Além disso, também é possível acompanhar todos os indicadores.

Porém, o aspecto mais importante da integração talvez seja a capacidade que os setores e colaboradores agora terão de comunicação. Os sistemas integrados trocam e processam informações entre si muito mais fácil. Isso permite a geração de relatórios mais precisos e ágeis, com maior confiança nos dados obtidos. Assim, a capacidade de decisão dos gestores aumenta.

Quais são os benefícios da integração?

Para uma integração ser bem-sucedida, ela deve passar por algumas etapas importantes. São elas:

  • planejamento: nesta etapa acontecem todos os levantamentos dos sistemas já existentes da empresa e são verificados seus níveis de compatibilidade com o Protheus para que a implantação possa prosseguir;
  • execução: após a análise inicial, é quando começa a implantação do projeto propriamente dito. Porém, é necessário ir aos poucos com a chamada “integração fracionada” por conta de possíveis erros;
  • checagem: neste momento é feita a verificação em relação a possíveis erros e falhas na integração. Aqui também é onde se buscam gargalos e se monitora o progresso do projeto;
  • ação: os gestores, após os relatórios gerados na última etapa, podem corrigir as falhas e traçar planos para melhor abordá-las.

Assim, após a instalação sem erros e falhas e eliminando toda a incompatibilidade eventual entre os sistemas antigos e novos, é que a sua empresa passará a colher os benefícios da integração.

Entre eles estão, por exemplo, a melhora da competitividade, fluxo mais dinâmico de informações, tempo menor de resposta a solicitações, diminuição da burocracia e melhora no monitoramento da infraestrutura informacional do negócio. Portanto, o sucesso neste processo indica evolução na empresa.

Reduz os custos

A diminuição de custos no orçamento é sem dúvidas um dos principais benefícios de uma integração bem-feita. Isso se dá por conta do desenvolvimento mais certeiro de atividades. Ou seja, com nível de excelência maior.

Aumenta a produtividade

Da mesma forma, a automação agiliza todo o trabalho e evita a maioria dos erros, consequentemente diminuindo a incidência de retrabalho. Assim, com o tempo que passaria consertando erros e falhas, o funcionário pode atuar em outras tarefas como análises, vendas e planejamentos, que antes não seriam possíveis.

Proporciona mais segurança dos dados

Problemas de segurança são bem comuns em empresas e entre empresários. Porém, essa é uma brecha difícil de ser identificada e que não pode acontecer em um grande empreendimento. Assim, a integração de sistemas aborda justamente esse espaço e garante a confidencialidade de informações além do desenvolvimento correto das atividades.

Garante a gestão inteligente do estoque

Uma gestão mais competente do estoque é o objetivo de qualquer empresa. Com a integração, o gestor pode acompanhar de perto o seu inventário, além de controlar com mais eficácia as entradas, saídas, e ainda colaborar diretamente com a redução de custos.

Permite o controle de métricas e indicadores

Uma das melhores formas de se otimizar o trabalho e os processos dentro de um negócio é analisar tudo conforme métricas e indicadores. As plataformas de integração normalmente possuem quadros para que as empresas possam montar seus próprios painéis de controle de acordo com seus objetivos e conforme suas necessidades.

Dá mais mobilidade

O software de integração é compatível com os sistemas operacionais de dispositivos como tablets e smartphones, então os funcionários podem acessá-lo de qualquer lugar e a qualquer momento. Além disso, quando os dados são colocados na nuvem, o colaborador pode viajar pela empresa ou utilizar alguma informação necessária de casa sem ter a preocupação de levar todos os seus arquivos.

Otimiza os processos

Tudo isso faz com que os processos da empresa fiquem mais inteligentes. Assim, o controle por parte dos gestores fica mais fácil e intuitivo. Além disso, os erros podem ser identificados antes de se tornarem problemáticos para o fluxo de trabalho e eliminados antes que prejudiquem o setor ou a empresa como um todo.

Como tornar a integração mais eficiente?

Apesar de todos os benefícios, o processo de integração do Protheus, se não tratado por especialistas, pode resultar em problemas que, em vez de otimizar, prejudicarão o funcionamento do empreendimento. Portanto, é ideal que além de um sistema que controle todos os aspectos e a integração como um todo, se contrate uma empresa especializada para fazer todo o acompanhamento.

Dessa forma, você pode colocar em prática todo o conhecimento que obteve neste texto e não subestimar a importância da integração de sistemas para a saúde e estratégia digital dos seus negócios.

Uma empresa especializada tem os melhores benefícios da integração do Protheus, além de proporcionar funcionários especificamente para esse fim, garantindo que erros, falhas e incompatibilidades não ocorram. E se ocorrerem, que não prejudiquem o funcionamento dos sistemas.

Para ajudá-lo nesse momento a Atos Data pode ser a melhor solução! Somos especialistas em ERP e integrações entre sistemas e plataformas. Atuamos com inovação e criatividade em soluções corporativas e nossa história conta com diversos casos de sucesso.

Para saber mais é só entrar em contato com um de nossos especialistas ou visitar o nosso site.

atosdata

Esta postagem possui 0 respostas

Comentários aberto

Deixe uma resposta

Você pode usar esses atributos do HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>